Sociedade Broteriana
O Arquivo Pessoal e Familiar do Visconde de Vila Maior – preservar memória, divulgar o passado

Designação do projecto: “O Arquivo Pessoal e Familiar do Visconde de Vila Maior – preservar memória, divulgar o passado”.

Financiamento Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de acervos documentais. Candidatura aprovada em 2015;financiamento no valor de 14700 €; projecto decorre entre Outubro 2015_Setembro 2016.-

Resumo do projecto

Este projecto destina-se a preservar e a disponibilizar toda a documentação pertencente ao arquivo do 2º Visconde de Vila Maior (1809-1884) que se encontra salvaguardado no Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra (ABUC). Figura insigne do liberalismo e químico ilustre, o 2º Visconde de Vila Maior foi reitor da UC no período 1869-1884.

É prioridade fundamental preservar a documentação que se encontra em pior estado de conservação e digitalizar toda a documentação de forma a divulgar e disponibilizar este arquivo oitocentista. Desta forma, procura-se agilizar a recuperação da informação e a sua preservação bem como facilitar o acesso da comunidade científica e do público em geral.

Será feita a descrição arquivística ao nível do catálogo e a digitalização de toda a documentação (ca. 4.000 documentos). O acervo será disponibilizado na página do ABUC (http://arquivodeboanica.uc.pt) e apresentado publicamente numa conferência e numa exposição documental ilustrativa das várias facetas da vida do 2º Visconde de Vila Maior.

 

 

 

Equipa responsável pelo projecto:

  • Ana Margarida Dias da Silva, Doutoranda em Ciência da Informação, arquivista
  • Maria Teresa Gonçalves, Profª Auxiliar no Dep. Ciências da Vida, FCTUC (coordenadora)
  • António Xavier Pereira Coutinho, presidente da Sociedade Broteriana e Prof. Auxiliar no Dep. Ciências da Vida, FCTUC
  • Júlio de Sousa Ramos, vice-director do Arquivo da Universidade de Coimbra
  • António Carmo Gouveia, director do Jardim Botânico da UC
  • Helena Freitas, vice-reitora da Universidade de Coimbra, Profª Catedrática do Dep. Ciências da Vida.