• sociedadebroteriana@uc.pt
Centenário da jubilação de Júlio Henriques

Comemoração do centenário da jubilação do Prof. Júlio Henriques

Em 2018 comemora-se o centenário da jubilação do Prof. Júlio Henriques. Saiba como participar no Colóquio Centenário da jubilação de Júlio Henriques que terá lugar no Departamento de Ciências da Vida no dia 29 de Setembro de 2018.

ProgramaDatas importantes | Submissão de resumos |Inscrições | Organização e Apoios

Júlio Augusto Henriques (15.1.1838, Cabeceiras de Basto – 7.5.1928, Coimbra) foi professor de botânica na Universidade de Coimbra ao longo de 52 anos, tendo-se jubilado aos 80 anos (1918). Nessa ocasião, a Universidade de Coimbra prestou-lhe significativa homenagem, reconhecendo a intensa actividade desenvolvida em prol da Botânica. Júlio Henriques cuidou do Jardim Botânico, do ensino, da biblioteca, criou o Herbário e o Museu Botânico e fundou, em 1880, a primeira sociedade científica dedicada à botânica em Portugal – a Sociedade Broteriana.

À distância de um século, o legado de Júlio Henriques surpreende pela diversidade e excelência da obra que revela um plano criteriosamente desenvolvido ao longo da sua carreira académica. A documentação do Arquivo de Botânica revela bem o homem incansável e muito determinado que tinha para a Instituição uma visão moderna.

As redes de partilha de conhecimento estabelecidas por Júlio Henriques, no país e no estrangeiro, contribuíram para a excelente reputação do, então, Instituto Botânico.

Tal como há 100 anos, a efeméride merece comemoração, com o duplo objectivo de homenagear Júlio Henriques e de divulgara sua obra, presente no quotidiano da botânica na Universidade de Coimbra. Esse legado manifesta-se hoje nos diversos projectos desenvolvidos no Jardim Botânico, no Herbário (hoje a maior colecção biológica portuguesa) e na Biblioteca Digital de Botânica.

Local - Colégio de S. Bento, Anfiteatro III

Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia