Sociedade Broteriana
Palestra no âmbito da exposição “Histórias de Expedições botânicas” - 22 Maio, 17h, no Museu da Ciência da UC

No próximo dia 22 Maio, a curadora do Herbário da UC, Fátima Sales, proferirá a palestra “Sisenando Marques: expedição ao Muata‑Ianwo”, seguida de visita guiada à exposição "Histórias de Expedições Botânicas", no âmbito da 21ª Semana Cultural da UC.

22 Maio, às 17h, no Museu da Ciência da UC

Caminho longo, obra imensa: O legado botânico de Júlio Henriques

Júlio Henriques (1838–1928) foi professor de botânica na Universidade de Coimbra durante 52 anos. A carreira foi longa, a obra imensa. O seu legado surpreende pela diversidade e excelência: fundou o Herbário, o Museu Botânico e a Sociedade Broteriana, promoveu o ensino, a biblioteca e o Jardim Botânico. Tinha para o Instituto Botânico uma visão moderna e estabeleceu importantes redes de partilha de conhecimento, no país e no estrangeiro. Os caminhos trilhados por J. Henriques são o mote para a exposição que recorda o homem e celebra a sua obra.

Dep. Ciências da Vida, de 12 Abril 2019 a 30 Setembro. Sessão inaugural: 12 Abril, 15h

Histórias de expedições botânicas

As expedições botânicas são viagens científicas cujo objectivo é explorar a flora de uma região. Os exemplares colhidos ao longo de séculos, integram herbários e são, ainda hoje, indispensáveis à investigação da diversidade vegetal. A exposição ilustra quatro expedições em África que decorreram entre finais do séc. XIX e os nossos dias e os trabalhos de quatro botânicos: Júlio Henriques (1903) e Jorge Paiva (1960-2018) a São Tomé, Sisenando Marques (1884-1888) e John Gossweiler (1902-1946) a Angola. A par da exposição decorrerá um Ciclo de Palestras. Na sessão inaugural, 15 Março às 16h 30m, palestra proferida pelo consócio Jorge Paiva.

Museu da Ciência, de 15 Março a 12 Abril 2019

ficha de sócio
Palestra Dr. Jorge Paiva e inauguração da exposição “Histórias de Expedições botânicas”. 21.ª SEMANA CULTURAL UC.

No próximo dia 15 Março, o botânico Jorge Paiva proferirá a palestra inaugural da exposição "Histórias de Expedições Botânicas". A sua vasta experiência, resultante das cerca de 20 explorações botânicas que realizou em África durante as últimas décadas, permitem-lhe contar, na 1ª pessoa, os desafios, dificuldades e o dia a dia dos exploradores botânicos. “Expedições Botânicas – um testemunho” realçará também a importância destas actividades para o conhecimento da diversidade vegetal.

Na ocasião, a Sociedade Broteriana outorgará a Jorge Paiva o título de sócio honorário, em reconhecimento da intensa actividade científica na área de botânica, e da participação activa na vida da Sociedade (da qual é sócio desde os tempos de estudante e onde desempenhou cargos directivos e editoriais).

Palestra "A obra de José Lutzenberger"

No próximo dia 3 de Fevereiro (sexta-feira), pelas 14h30 e no anfiteatro 2 do Departamento de Ciências da Vida (lado da Antropologia, 1º andar) da Universidade de Coimbra, terá lugar uma conferência sobre a obra do Engº José Lutzenberger, que foi um dos mais importantes ecólogos brasileiros (e mundiais) do século XX. A palestra estará a cargo do Engº Giovanni de Alencastro, que foi discípulo do Engº Lutzemberger.