Sociedade Broteriana

A Sociedade Broteriana é uma sociedade sem fins lucrativos cuja missão é promover o interesse pela botânica, quer apoiando a investigação científica nesta área quer através de ações de educação e de divulgação.

Fundada em 1880 por Júlio Henriques, professor de botânica na Universidade de Coimbra, a Sociedade Broteriana (SB) é a mais antiga sociedade botânica portuguesa.

Desde a sua fundação, a SB está intimamente ligada à Universidade de Coimbra e tem a sua sede no Departamento de Ciências da Vida (FCTUC).

A publicação do “Boletim da Sociedade Broteriana”, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra desde 1883, constituiu uma faceta relevante da actividade científica da SB. Está actualmente em fase de restruturação. O “Anuário da Sociedade Broteriana” e as “Memórias da Sociedade Broteriana” são outras publicações, mais recentes e, entretanto, interrompidas.

A SB está aberta a todos os profissionais e amadores com interesse em plantas, algas, fungos e vegetação em geral. As actividades incluem palestras, saídas de campo, exposições e simpósios. Para ser sócio, clique aqui e preencha o formulário on line.

 
Destaques